Momento de Oração

Momento de Oração
Maria passa na frente

PENSAMENTOS

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.

Confúcio

paróquia Santa Cruz de Itaberaba

paróquia Santa Cruz de Itaberaba
Santa Cruz Sede Nossa Salvação

Total de visualizações de página

Postagens populares

sexta-feira, 24 de abril de 2015

VEREADORES EM SANTANA/ TUCURUVI‏


Auditório da subprefeitura ST – 18/Abr/2015
Dentro do programa Câmara no Seu Bairro, o 6º encontro dos vereadores com a população aconteceu na subprefeitura Santana/ Tucuruvi, com a ocupação máxima do auditório (200 lugares) e outro grande público que não conseguiu adentrar esse espaço, assistindo à audiência através do telão. Essa foi a grande crítica à organização do evento, pois além do espaço restrito o auditório tem ventilação precária, o que causou desconforto durante as duas horas e meia do encontro.
Mesa de vereadores no Câmara no Seu Bairro de Santana/ Tucuruvi.
PRESENTES – Dos 55 vereadores da Câmara, apenas 14 compareceram: Andrea Matarazzo, Anibal de Freitas, Salomão Pereira, Antonio Donato, Ari Friedenbach, Conte Lopes, Nelo Rodolfo, Ota, Quito Formiga, Toninho Paiva, Vavá dos Transportes, Alessandro Guedes, Mario Covas Neto e Police Neto. O encontro foi dirigido pelo vereador Antônio Donato, presidente da Câmara.
TEMAS – Dada a palavra por três minutos a cada parlamentar, após as longas saudações de praxe feitas por cada um, os principais temas abordados foram a precária situação da Saúde na Zona Norte, a ausência de grandes obras na região, por exemplo a obra de extensão da av. Cruzeiro do Sul até a região do Mandaqui, as falhas na iluminação pública e a crítica à criação do abrigo para moradores de rua na av. Zaki Narchi.
Público com direito à palavra. Púlpito usado pela população.
DEMANDAS – Com 72 cidadãos inscritos para falar, foi feito um sorteio para definir aqueles que usariam o microfone durante os 90 minutos abertos ao público. Segue abaixo as principais reivindicações aos vereadores:
- Foi pedido que nessas audiências fossem ouvidos com prioridade os conselheiros dos diversos segmentos de atuação, pois “essas pessoas têm clareza dos problemas da região”.
- Foi pedida mais atenção com a Saúde, pedidas as planilhas de custo das reformas das UBSs.
- Foi pedido o novo terminal de ônibus de Santana no local que a prefeitura definiu pois, segundo o cidadão, isso é mais importante do que o interesse de alguns comerciantes. 
- Reclamou-se da falta de divulgação desse encontro.
- Indagou-se por que a emenda aprovada de reforma de uma praça junto à estação de metrô Jardim São Paulo ainda não foi executada pela subprefeitura.
- Foi pedida a criação de um Pólo de Educação Ambiental, que poderia ser conduzido por um “coletivo da água”, considerando a atual situação de grave crise hídrica. 
- Sugestão para que os funcionários das áreas da Saúde, Transporte e Educação sejam nomeados por concurso público, e não contratados através de OSs (Organizações Sociais), pois essas são sujeitas à modificação a cada mudança de governo.
- Vários cidadãos apontaram a gravíssima situação da Saúde na Zona Norte.
- Foi apontado o fato de que não havia nenhuma mulher na mesa diretora do encontro.
- Uma cidadã criticou a situação da Segurança Pública, e caiu em prantos ao contar que perdeu seu marido, que estava adoentado, após os dois serem assaltados em plena av. Cruzeiro do Sul.
- Foi pedida a regularização dos terrenos do bairro de Vila Amélia, que tem ocupação urbana há cem anos, porém está colocado como zona de proteção ambiental no Plano Diretor.
- Foi pedida a ampliação do centro de atendimento de idoso – URSI Jaçanã/ Tremembé, com indicação de espaço para essa ampliação.
- Criticada a obra do Rodoanel Norte, passando sobre nascentes na Serra da Cantareira e desconsiderando o Plano Diretor da cidade.
- Foi reclamado que um terreno na esquina das avenidas Direitos Humanos e Francisco Ranieri, no Mandaqui, foi retirado da lista de terrenos que seriam usados para a construção de moradia popular.
Público presente. Movimento dos moradores da V. Amélia.
Minudências:
@ A subprefeitura engloba os distritos de Santana, Tucuruvi e Mandaqui, com uma população total de 324.815 moradores (IBGE – 2010).
@ Várias pessoas, ao pegar o microfone, lembraram que o distrito Mandaqui faz parte da subprefeitura e não pode ter suas demandas esquecidas. Dos três distritos que compõem a área, é o de maior vulnerabilidade social.
@ Presentes os secretários municipais de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e de Segurança Urbana, Ítalo Miranda Jr. 
@ O vereador Antonio Donato pediu desculpas pelo espaço apertado da subprefeitura onde aconteceu o encontro, alegando que o auditório do SESC Santana já estava ocupado nesse dia. Porém a ZN tem diversos outros espaços que se prestariam tranquilamente para a audiência, como os auditórios da UniSant´Anna, do Salesiano e da APCD, entre outros. 
@ O subprefeito Carlos Candella relacionou as seguintes obras e serviços feitos na gestão: instalação da Rede Hora Certa Móvel no pátio da subprefeitura, dois ecopontos (Tucuruvi e Santana), revitalização da av. Cruzeiro do Sul e instalação de Wi-Fi em três praças.
Postado por Conceição Fernandes coordenadora da catequese com adultos da paróquia Santa Cruz de Itaberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário