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quarta-feira, 8 de abril de 2015

DISTRITAL NORTE CONHECE O NOVO COPOM

Centro de Operações da PM – 02/Abr/2015

O comandante geral da PM na Zona Norte, coronel Antonio Valdir, convidou a diretoria da Distrital Norte da ACSP para conhecer as novas instalações do COPOM – Centro de Operações da Polícia Militar, onde, 24 horas por dia, dezenas de policiais e civis atendem aos chamados da população pelos números 190 e 193. São 48 mil atendimentos por dia, sendo 40 mil para o 190 (Polícia Militar) e 8 mil para o 193 (Bombeiros).
Diretoria e amigos da Distrital Norte em visita ao COPOM.
RAPIDEZ – A modernidade e o porte das instalações impressionaram os visitantes. Porém essa situação é recente: o cel. PM Antonio Valdir relatou que esteve em 2012 na Alemanha e observou como o Brasil estava defasado em equipamentos e procedimentos nessa área. O trabalho para mudar isso foi rápido: “Hoje estamos acima deles, em termos de tecnologia e de ferramentas de trabalho”, afirmou o comandante do CPA/M-3, que atende toda a ZN. A realização da Copa do Mundo de futebol no país ajudou nesse desenvolvimento.
TROTES – O major PM Gonzales é o chefe do COPOM, e apresentou com detalhes a unidade, inaugurada em 11/06/2014. Ele explicou o cuidado da equipe para não confundir os trotes com as chamadas reais, pois são recebidos cerca de 2 mil trotes por dia. Nos fins de semana há um acúmulo de chamadas, devido aos “pancadões”, atividades em que as músicas são tocadas nas ruas com som altíssimo, inclusive de madrugada. A PM e a prefeitura têm se reunido para propor ações para minorar esses impactos.
Ala de contato do COPOM com os batalhões da PM, para encaminhar viaturas.
SOCIAL – O COPOM cumpre uma função social além de sua missão principal, na medida em que, diferentemente dos Estados Unidos, dá atendimento e orientação a todas as chamadas, mesmo as que não sejam ligadas a sua área específica: “A população aciona o 190 para tudo, mas o 190 é só para emergências policiais, mesmo assim a gente absorve essa informação”, relatou o chefe da unidade.
TECNOLOGIA – Após a apresentação no auditório os convidados subiram ao 2º andar, de onde observaram o trabalho em andamento nas duas enormes salas separadas. À direita fica o centro de atendimento primário, que recebe as chamadas e em seguida as despacha para a outra sala, onde os policiais vão contatar os batalhões das respectivas áreas das ocorrências. Um grande anteparo tecnológico foi montado para essa operação, que antes funcionava em um andar do quartel general da PM, em espaço bem menor.
Cel. PM Valdir e diretores da Distrital. Momento da palestra.
Minudências:
@ No telão gigantesco os policiais acompanham a localização de todas as ocorrências em andamento, e a posição das viaturas em trabalho.
@ Segundo as estatísticas, dos 48 mil atendimentos diários 75% se referem a pedidos de informações que não são emergência policial. 5% são trotes, 20% geram uma ocorrência efetiva. 
@ Segundo o major PM Gonzales, os equipamentos de transmissão de som e imagem da PM são equivalentes aos das maiores emissoras de TV do Brasil.
@ O cel. PM Antonio Valdir, comandante do CPA/M3, responsável pelo policiamento da ZN, informou que a região conta com a atuação de 3.300 policiais PMs e de 550 viaturas. São cinco os batalhões da polícia militar na ZN: 5º, 9º, 18º, 43º e 47º BPMs.
@ George Ayoub, diretor superintendente da Distrital Norte da Associação Comercial de S. Paulo, acaba de assumir novo mandato para dirigir a entidade por mais dois anos.
Postado por Conceição Fernandes coordenadora da catequese com adultos da paróquia Santa Cruz de Itaberaba.

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